A agroecologia atua, no Ecomuseu dos Campos de São José, em atividades diárias de manutenção de hortas e composteiras, integrando princípios ecológicos e sociais na maneira de cultivar e cuidar do meio ambiente.
A agroecologia busca harmonizar a produção de alimentos com a conservação dos recursos naturais, respeitando a biodiversidade e promovendo justiça social. Ela se fundamenta em práticas como a diversificação de culturas, o uso sustentável do solo e a eliminação de insumos químicos prejudiciais, criando sistemas produtivos mais equilibrados e saudáveis tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas.
No município de São José dos Campos, nas regiões leste e sudeste, local de atuação do Ecomuseu CSJ, a agroecologia é aplicada à agricultura urbana. Nos territórios, fomentamos a prática da agricultura e da compostagem em espaços públicos comumente usados para o despejo de resíduos. Esses espaços, uma vez reabilitados em forma de hortas, tornam-se espaços de trocas e de produção de alimentos saudáveis, gerando saúde e interação social.
Por meio das rodas de conversa, ferramenta utilizada para tomadas de decisões coletivas e fortalecimento das comunidades, estimulamos o convívio social entre os plantadores urbanos, co-criando espaços para diálogos sobre os saberes do manejo da terra e trocas de experiências de cultivos.
Outra atividade muito potente na criação de vínculos é o mutirão. Geralmente essas ações acontecem aos finais de semana para possibilitar maior participação da comunidade local. O intuito é trabalhar coletivamente nas áreas produtivas, com atividades de adubação verde, plantios consorciados, podas e manejos.
A agricultura urbana, aliada ao reflorestamento, também contribui para a preservação ambiental, pois auxilia na recuperação de áreas degradadas, aumenta a permeabilidade do solo, melhora a qualidade do ar e mitiga as ilhas de calor típicas das áreas urbanas. Em São José dos Campos, município de atuação do Ecomuseu CSJ, a urbanização avança rapidamente e a prática agroecológica ajuda a mitigar os impactos ambientais do crescimento urbano, preservando a biodiversidade e os recursos naturais.
Outra ação fundamental é a compostagem comunitária. Esse processo transforma resíduos orgânicos, como restos de alimentos e folhas secas, em adubo rico em nutrientes que pode ser utilizado no cultivo de hortas e jardins. A compostagem comunitária é uma prática fomentada pelo Ecomuseu desde 2019, abrangendo especialmente os bairros Campos de São José e Vista Verde. Aproximadamente 100 famílias participam da compostagem comunitária do Ecomuseu, atividade que retira do aterro cerca de 1 tonelada de resíduos orgânicos por mês.
Alguns benefícios da prática da compostagem são:
O Ecomuseu tem ainda a meta de plantar, entre 2024 e 2028, 24.000 árvores nativas da Mata Atlântica e Cerrado nas microbacias dos rios Alambari, Pararangaba e Cambuí. Essa iniciativa tem como objetivo restaurar áreas degradadas, contribuindo para a formação de corredores ecológicos que conectam diferentes fragmentos de mata, permitindo o trânsito de espécies da fauna local. Esses corredores são essenciais para a manutenção da biodiversidade, oferecendo um habitat seguro para diversas espécies nativas.
Um foco especial desse projeto é o enriquecimento do habitat do sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), uma espécie de primata endêmica da região onde atua o Ecomuseu e ameaçada de extinção. Ao restaurar o habitat natural deste animal e melhorar a conectividade entre os fragmentos florestais, espera-se aumentar as chances de sobrevivência da espécie, garantindo que ela tenha acesso a áreas adequadas para alimentação, reprodução e abrigo.
Quer saber mais sobre esses processos e como você também pode contribuir para minimizar os efeitos das mudanças climáticas?
Faça a compostagem em sua casa ou em espaços comunitários!
Participe!
🗓 TODA TERÇA-FEIRA
⏰ Das 14h às 16h30
📍 Rua Maria Auxiliadora Bonafé, altura do nº 290 – Campos de São José
🗓 TODA QUARTA-FEIRA
⏰ Das 14h às 16h30
📍 Rua José Gonçalves de Oliveira, portãozinho próximo ao nº 75 – Campos de São José
🗓 TODA QUINTA-FEIRA
⏰ Das 9h às 11h30
📍 Alameda Harvey C. Weeks, 203, em frente ao Núcleo do Ecomuseu – Vista Verde
“Na equipe de agroecologia trabalhamos em algumas frentes: relações comunitárias, fauna, reflorestamento e agricultura urbana. Valorizamos os patrimônios locais: as pessoas, seus saberes, os elementos naturais do território, a interação das pessoas com os animais nativos, como o sagui-da-serra-escuro. A ferramenta da agricultura urbana tem como objetivo a melhoria dos espaços, tanto para sua boa ocupação quanto para a promoção da qualidade alimentar da comunidade. A agroecologia vem tratar do envolvimento pessoal e coletivo que pode ser transformado positivamente quando agimos em prol da qualidade do território.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Entendi" você concorda com a Política de Privacidade do site.