No último dia 22 de setembro de 2018 o Ecomuseu+ participou da 12º Primavera de Museus colaborando com a Mostra Cultural da Escola Estadual Profº Valmar Lourenço Santiago. O evento contou com a participação de alunos, professores, funcionários e comunidade. 

Tivemos uma linda ação desenvolvida pelos alunos e professores aderindo a campanha Setembro Amarelo – um mês inteiro dedicado ao combate ao suicídio. Na ocasião foram expostos cartazes com frases incentivando a vida, além de toda escola estar decorada com flores coloridas e predominância da cor amarela, celebrando a vida.

Credito: Escola Valmar Lourenço Santiago
Crédito: Escola Valmar Lourenço Santiago
Crédito: Escola Valmar Lourenço Santiago

  O Professor Daniel na disciplina de Física construiu um planetário com os alunos do 1º ABCDE

Crédito: Escola Valmar Lourenço Santiago

O Ecomuseu+ desenvolveu a Oficina de Inventário Participativo com os alunos, em que esses registraram em vídeo as receitas que fazem parte da memória afetiva dos entrevistados, dado início à produção de um Caderno de Receitas.

Em diálogo com essa atividade, foi montada a “Estação das receitas”, em que os participantes do evento puderam experimentar receitas trazidas pelos moradores do bairro. Degustamos o arroz-doce da d. Lúcia, o angu com couve e feijão preto da Nilcéia e o cafezinho da Eliana. No período da tarde foram entregues os Certificados aos participantes da primeira etapa de construção do Inventário Participativo do Campos de São José, realizado entre 2015 e 2017.

Crédito: Ecomuseu+ – Estação de registro das receitas
Crédito: Ecomuseu+ – Entrega dos certificados para os participantes da produção da primeira fase do Inventário Participativo do Campos de São José
Crédito: Ecomuseu+ – Entrega dos certificados para os participantes da produção da primeira fase do Inventário Participativo do Campos de São José
Crédito: JEcomuseu+ – Oficina de Inventário Participativo

Além disso, tivemos a honra de contar com a presença dos artesãos e artistas da comunidade, que expuseram seus trabalhos e promoveram vivências de artesanato. Ivani fez com os participantes flores de EVA e, Agmar, tulipinhas em tecido. Na Mostra de Saberes e Fazeres Trecos e Tarecos foram expostos trabalhos do seu José, Eliana e Rejane, todos moradores do Campos de São José. E a pintura currupiu do Sena e da Eliana, como sempre, fez muito sucesso!

Crédito: Ecomuseu+ – Oficina de flor de EVA
Crédito: Ecomuseu+  – Oficina Tulipa em tecido
Crédito: Ecomuseu+ – Exposição de Escultura 
Crédito: Ecomuseu+ – Exposição de peças feitas com lacre e pets
Crédito: Ecomuseu+ – Exposição de artesanatos
Crédito: Ecomuseu+  – Pintura Currupiu

A horta da escola também não poderia ficar de fora, foram plantadas as primeiras mudas na primeira mandala construída, além da construção de um jardim com pneus. 

Crédito: Ecomuseu+
Crédito Ecomuseu+
Crédito: Ecomuseu+

Foi um dia memorável, de muito aprendizado e celebração, o Ecomuseu+ agradece a todos da Escola Professor Valmar Lourenço Santiago por mais essa uma linda parceria. Esperamos fortalecer cada vez mais os laços na construção de uma escola formadora de cidadãos conscientes e incentivando a troca dos saberes e fazeres com toda a comunidade.

Agradecemos também aos parceiros que estiveram conosco: Peaceglobalnet, Rede Social, Núcleo Viva a Paz e Escola da Família.

E agradecemos especialmente aos moradores que participaram desse feliz encontro!

Obrigado e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Material liberado pra download!

Clique no botão abaixo e baixe o material impresso.