No último dia 22 de setembro de 2018 o Ecomuseu+ participou da 12º Primavera de Museus colaborando com a Mostra Cultural da Escola Estadual Profº Valmar Lourenço Santiago. O evento contou com a participação de alunos, professores, funcionários e comunidade.
Tivemos uma linda ação desenvolvida pelos alunos e professores aderindo a campanha Setembro Amarelo – um mês inteiro dedicado ao combate ao suicídio. Na ocasião foram expostos cartazes com frases incentivando a vida, além de toda escola estar decorada com flores coloridas e predominância da cor amarela, celebrando a vida.
O Professor Daniel na disciplina de Física construiu um planetário com os alunos do 1º ABCDE
O Ecomuseu+ desenvolveu a Oficina de Inventário Participativo com os alunos, em que esses registraram em vídeo as receitas que fazem parte da memória afetiva dos entrevistados, dado início à produção de um Caderno de Receitas.
Em diálogo com essa atividade, foi montada a “Estação das receitas”, em que os participantes do evento puderam experimentar receitas trazidas pelos moradores do bairro. Degustamos o arroz-doce da d. Lúcia, o angu com couve e feijão preto da Nilcéia e o cafezinho da Eliana. No período da tarde foram entregues os Certificados aos participantes da primeira etapa de construção do Inventário Participativo do Campos de São José, realizado entre 2015 e 2017.
Crédito: Ecomuseu+ – Entrega dos certificados para os participantes da produção da primeira fase do Inventário Participativo do Campos de São José |
Crédito: Ecomuseu+ – Entrega dos certificados para os participantes da produção da primeira fase do Inventário Participativo do Campos de São José |
Além disso, tivemos a honra de contar com a presença dos artesãos e artistas da comunidade, que expuseram seus trabalhos e promoveram vivências de artesanato. Ivani fez com os participantes flores de EVA e, Agmar, tulipinhas em tecido. Na Mostra de Saberes e Fazeres Trecos e Tarecos foram expostos trabalhos do seu José, Eliana e Rejane, todos moradores do Campos de São José. E a pintura currupiu do Sena e da Eliana, como sempre, fez muito sucesso!
A horta da escola também não poderia ficar de fora, foram plantadas as primeiras mudas na primeira mandala construída, além da construção de um jardim com pneus.
Foi um dia memorável, de muito aprendizado e celebração, o Ecomuseu+ agradece a todos da Escola Professor Valmar Lourenço Santiago por mais essa uma linda parceria. Esperamos fortalecer cada vez mais os laços na construção de uma escola formadora de cidadãos conscientes e incentivando a troca dos saberes e fazeres com toda a comunidade.
Agradecemos também aos parceiros que estiveram conosco: Peaceglobalnet, Rede Social, Núcleo Viva a Paz e Escola da Família.
E agradecemos especialmente aos moradores que participaram desse feliz encontro!
Obrigado e até a próxima!