Desde o dia 13 de novembro, quando recebemos da Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Campos as 30 mudas de árvores nativas para fazer o reflorestamento de um trecho da mata ciliar do rio Alambari, que o pessoal do Ecomuseu Campos de São José vem trabalhando continuamente na ação. Roçar o terreno, capinar, cercar, abrir os berços para receber as novas árvores, preparar o adubo, providenciar a cal, plantar, colocar a estaca. Élio, Vicente, Terezinha, Sena, Eliana, Felipe, Thiago, Abner, Edmilson, Carlos, Renata, Carol… Sei que corre grande risco de eu estar esquecendo alguém…, de qualquer forma, essas são algumas das pessoas diretamente envolvidas com o plantio. Que já botaram a mão na massa, com registro fotográfico e tudo.
É realmente muito bom ver o quanto as pessoas estão se envolvendo com essa ação, acreditando que num futuro próximo existirão árvores e banquinhos de praça para conversar sob uma sombra… E ainda, que antes acontecer, haverá uma horta comunitária neste pedaço de chão do bairro Campos de São José. É realmente bonito de se ver! É realmente emocionante!
Valeu pessoal! O empenho de todos fará a diferença. Já faz!

Gostaríamos de agradecer novamente o pessoal da Educação Ambiental da SEMEA pela parceria e por acreditar. Valeu Rosana, Luciano e Elisa! Muito obrigados!

Seguem alguns registros da ação. Fotos de Renata, Eliana e Maria:

Início dos trabalhos. Roçando o terreno.
Carlos fazendo o plantio de orquídeas nos troncos da árvore.
Élio e Vicente colocando o cercado.
Sena fazendo a “supervisão”.
Mais um envolvido: Edmilson, genro do Vicente.
Angela Savastano visitando o terreno.
D. Angela e Terezinha.
Vicente, Élio, Abner, Sena e mais um participante da ação.
Eita, d. Terezinha!!
Renata auxiliando o Vicente.
Os berços preparados para receber as mudas.
Plantando.
Já é uma arvorezinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Material liberado pra download!

Clique no botão abaixo e baixe o material impresso.