Sobre nós

O projeto Ecomuseu dos Campos de São José reflorestando a trilha do Callithrix aurita tem a missão de reflorestar APPs urbanas, reconectar a fauna nativa local, mapear e inventariar patrimônios culturais e ambientais e criar vínculos entre comunidades e territórios.

Nesta 4ª edição, o Ecomuseu ampliará sua área de abrangência mais uma vez! Além dos 17 bairros das regiões leste e sudeste já envolvidos em ações do projeto, outros 11 novos estarão em sua área de atuação. Serão ao todo 28 bairros impactados em São José dos Campos pelo Ecomuseu. Com esta nova configuração, será ampliado o número de instituições parceiras do projeto, como escolas, UBS e Casas de Cultura; serão englobados novos Parques e Áreas Verdes, novas Áreas de Preservação Permanente, bem como outros terrenos públicos ociosos para plantio de hortas urbanas. Na programação do Ecomuseu, serão realizadas pesquisas de campo, oficinas, vivências, atividades teóricas e práticas de Educação Ambiental e Patrimonial, atividades de integração social, mutirões e mutirinhos, feiras de artesanato, rodas de conversa. Também o Ecomuseu iniciará sua expansão para o município vizinho de Jambeiro, realizando pesquisa no campo com representantes da cultura popular das zonas urbana e rural do município.

Nesta edição do projeto amplia-se também o escopo de atuação do Ecomuseu na área ambiental. Serão reflorestados 14 hectares com 24.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e do Cerrado. As áreas de plantio estão localizadas nas regiões leste e sudeste de São José dos Campos, no Jardim São Leopoldo, Chácaras Pousada do Vale, Campos de São José e Vista Verde. Além do reflorestamento em si, a escolha desses locais para plantio está baseada na pesquisa realizada entre 2022-2023 pelo Centro de Conservação de Saguis da Serra, da Universidade de Viçosa – MG, para elaboração de Plano de Manejo do Callithrix aurita no município de São José dos Campos. As áreas indicadas para plantio são áreas de ocorrência de indivíduos puros de C. aurita. O projeto, que será acompanhando passo a passo pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade (SEURBS), ainda fará o monitoramento dos saguis, a captura e esterilização dos híbridos e soltura dos mesmos no território, captura e direcionamento dos alóctones para empreendimentos de fauna. Para finalização desta pesquisa, será realizado um Seminário Nacional sobre restauração florestal e assuntos convergentes.

O objetivo do Ecomuseu dos Campos de São José é potencializar o desenvolvimento socioambiental das comunidades a partir do patrimônio cultural e ambiental local. Para tanto, o trabalho estará estruturado em 6 grandes eixos:

ODS 2

Ações agroecológicas nos territórios, com ênfase nos bairros Campos de São José, Vista Verde, Chácaras Pousada do Vale, Jardim Nova Michigan.

ODS 4

Programa de Educação Ambiental e Patrimonial em parceria com escolas e universidades, bem como realização de atividades de educação informal com moradores e comunidades participantes;

ODS 11

Sistematização e organização do acervo decorrente da pesquisa realizada pela equipe do Ecomuseu desde 2015. Este eixo envolve a publicação de artigos científicos, livro sobre as memórias e perspectivas dos moradores de bairros abrangidos pelo Ecomuseu, elaboração de exposição virtual, etc.

ODS 13

Reflorestamento de mata nativa em bairros abrangidos pelo Ecomuseu;

ODS 15

Estudo e monitoramento de indivíduos da espécie Callithrix aurita, de ocorrência natural no município de São José dos Campos, atualmente em risco de extinção;

ODS 16

Divulgação e comunicação do projeto de forma local, regional e nacional.

Título do Popup

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.